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Quais serão os valores da sua marca em um mundo pós-pandemia?

Como será o mundo depois de passarmos pela experiência da pandemia de Covid-19? Quando se fala de negócios, já sabemos que nada será como antes. As pessoas estão mais cautelosas, e não é só com os cuidados pessoais, como usar máscara. Elas estão observando melhor, também, suas escolhas de consumo –especialmente quando entra em jogo a confiança (ou não) em uma marca.

Ao acompanhar o que vem acontecendo no mundo –o combate ao coronavírus, os protestos por justiça social e o poder da colaboração–, as pessoas estão reavaliando seus valores e buscando suas verdades. Como consumidores, estão de olho nas marcas para saber como elas estão reagindo a essa pandemia e se preparando para atender a todos com segurança.

Por isso, este é o momento de parar e pensar em como se comunicar com o público de forma mais genuína, revelando a essência da sua marca e como suas ações durante (e após) a pandemia de Covid-19 refletem seus valores. Isso significa mais do que simplesmente investir em ações de marketing: mais importante do que dizer o que você está fazendo é deixar claro por que você está fazendo isso, pois essa resposta reflete seus valores e se conecta diretamente com as pessoas.

Antes mesmo de começar a quarentena, o Magazine Luiza decidiu fechar suas lojas físicas para seguir seus protocolos de segurança e saúde e proteger trabalhadores e clientes, conforme explicou o presidente do grupo, Frederico Trajano, à Folha de S.Paulo. Uma atitude, aliás, alinhada com um dos principais valores expressos pela empresa e pela fundadora Luiza Helena Trajano: valorizar pessoas. O resultado foi que a própria empresa se valorizou: seu valor de mercado subiu, mesmo que o lucro das lojas físicas tenha caído .

Já o Bar dos Arcos usou seu Instagram para explicar por que não ia reabrir mesmo com autorização da prefeitura: “ainda não nos sentimos seguros. (…) Preferimos nosso salão vazio e nossos clientes vivos”, brincou o estabelecimento em seu post. O público aplaudiu com muitos emoticons e elogios como: “postura incrível”; “por isso amo mais ainda esse lugar, consciente e realista” ou “é uma delícia saber que acertamos os lugares que escolhemos frequentar”.

All_In Hamburgueria – @all_in_br

Artutiro – Paola Carosella – @paolacarosella

Essa também foi a reação dos clientes da hamburgueria All In, que tomou a mesma iniciativa de manter as portas fechadas mesmo depois de autorizada a reabertura. Os comentários a esse post no Instagram foram positivos: “parabéns pela atitude”; “depois dessa, aumenta meu respeito” ou “já ganharam um cliente pós-pandemia”.

Outro exemplo é o do restaurante Arturito, de Paola Carosella. Em solidariedade aos entregadores de aplicativo que fizeram um dia de greve por melhorias nas condições de remuneração e de trabalho, sua decisão foi a de não trabalhar na mesma data. Seus fãs aprovaram com comentários como: “consciência e humanidade acima de tudo”; “todo meu respeito” e “parabéns pelos posicionamentos sempre sensatos”.

Com tudo isso, fica a reflexão: será que está claro para o público no que é que a sua marca acredita e quais valores enxerga para um mundo pós-pandemia?


Alê D'Antonio
Alê D'Antonio
http://www.onker.com.br
Co-founder and head of strategy

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