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5 bons resultados que o branding traz para uma empresa

Posicionar bem a sua marca é a melhor maneira de se diferenciar da concorrência sem ter que brigar no preço.

Quem me pergunta o que é branding já sabe: senta que lá vem história, porque não existe uma definição única e matadora que dê conta de explicar em um minuto um processo tão rico.

Em poucas palavras, posso dizer que o branding começa com o posicionamento da marca –descobrindo o DNA da empresa para desenvolver sua identidade e definir seu lugar no mercado– e continua com a gestão dessa marca ao longo dos anos para que ela se mantenha atualizada com os valores e as ideias do seu tempo.


Mais fácil é explicar por que o branding faz a diferença para o sucesso de uma empresa (de qualquer porte), então lá vai uma lista:

Valoriza o diferencial do negócio

O que é decisivo para as pessoas comprarem especificamente o produto ou serviço que você vende? A construção de uma estratégia de marca e de posicionamento no mercado é importante porque valoriza os principais diferenciais do seu negócio em relação aos concorrentes.

Conecta a empresa com o público certo

Outra questão importante no branding é saber direcionar a marca para o seu público-alvo. Não adianta nada querer falar com homens e mulheres de 15 a 90 anos. Quando se constrói uma marca direcionada a uma audiência específica, a eficácia das ações de marketing e do time de vendas é maior.

Conquista o coração e a mente do cliente

A estratégia de construção da marca vai fundo no DNA da empresa para entender quais são seus reais valores e como eles podem ser comunicados para conquistar um lugar na mente e no coração dos clientes de maneira duradoura. Um exemplo: os fãs da Apple não compram outro celular de jeito nenhum, mesmo sabendo que existem melhores no mercado. Isso é resultado de uma sólida construção de marca.

Alimenta o crescimento financeiro

O branding agrega valor para uma marca, inclusive financeiro. Hoje em dia, o preço não é mais um diferencial, a apresentação da empresa e de seus produtos, sim. A construção de uma identidade visual não se resume a deixar a marca mais bonita, mas, por outro lado, o que é bonito é mais fácil de vender.

Faz a marca durar mais tempo

Uma estratégia de marca bem construída e sólida é também mais duradoura. Isso porque o branding não se limita a criar uma marca, mas faz também sua gestão ao longo do tempo para que ela se mantenha consistente e continue fidelizando seus clientes. Só as marcas que têm um diferencial claro se destacam e conquistam seu lugar de preferência no coração do seu público.


Alê D'Antonio
Alê D'Antonio
http://www.onker.com.br
Co-founder and head of strategy

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